4.4.10

feliz páscoa?

nunca consegui seguir muito bem esses roteiros de festas, datas comemorativas, horários.
sabe, por exemplo, ano novo é 31 de dezembro à meia noite. para mim o ano novo foi há duas semanas atrás quando finalmente senti alguma certa mudança na minha vida, quando pude sentir o sabor do novo.
não sei, não quero ser chata, mas tem algo de extremamente anti-natural em querer dar nome, data e hora para tudo.
data de nascimento é quando a gente nasce, quando a gente sai de dentro da barriga e chora pela primeira vez. mas quantas vezes já não nasci nessa vida? ano passado, por acaso, uma parte de mim nasceu ao perceber que o meu coração podia bater diferente. hoje mesmo, ao abraçar rosa chorando, senti uma parte de mim nascer comovida ao ver que ela chorou comigo. anotem isso na minha certidão de nascimento.
e aniversário? comemorar um ano que passou desde que outro se passou, desde que outro se passou, desde que você passou pelo mundo. hoje faz um ano que hoje aconteceu, ano passado. e o que tem de demais nisso? tenho que acordar mais velha e só. não me sinto com 20 anos, agora. talvez um outro dia mais florido da vida eu fale para alguém sorrindo "ai, como é bom ter 20 anos!", mas hoje não. hoje eu me daria uns 90 cansado, e eu respeito isso. não coloco números no meu sentir.
carnaval. carnaval pode ser o ano todo ou dia nenhum, ai depende muito também. tem ano que passei fantasiada, vestindo máscaras e sorrindo, e tem ano que fiquei em casa, sendo eu mesma. mas tudo isso é muito relativo; tem gente que vive num carnaval, tem gente que nunca se permitiu. tem gente que segue o calendário mesmo.
natal eu nem me aprofundo muito, quase todo sábado é natal na casa da minha avó. o mesmo se juntar da família, só que não tão bem vestidos e sem sessão de fotos ao redor da árvore. mas quase sempre é o mesmo papo natalino, menino jesus e espírito santo. dá um total de 52 natais por ano. é peru demais, para mim.
para mim, a única data que é certa mesmo é o dia de morrer. essa só vem uma vez, um pouquinho todo dia e não adianta correr. posso morrer no dia de um dos meus aniversários, ou no meio de um dos meus carnavais fora de época. ela tem vontade própria e por isso é a única data que respeito; pelo fato de ser tão pessoal à cada um de nós. aqui não adianta anotar na agenda, ela que escolhe o seu dia.

e a gente obedece.

Nenhum comentário: